sexta-feira, 11 de abril de 2014

Inclusão em sala de aula.

         A escola Rondon é conhecida em nosso município por atender um grande número de alunos que possuam algum tipo de deficiência. Um dos grandes desafios docentes na atualidade é realizar a inclusão de alunos com alguma deficiência. Nossa professora supervisora de Ciências, afirmou ter dificuldade de realizar atividades onde estes alunos estejam envolvidos (ela possui em suas turmas alunos surdos) e nos pediu auxílio para planejar metodologias de trabalho onde esses alunos se sintam envolvidos pelas atividades que venham a ser desenvolvidas.
        Percebi que em minha formação como futura educadora pouco se discutiu sobre a inclusão, então busquei referenciais onde pudesse  compreender melhor sobre os diferentes tipos de deficiências e assim conseguir ajudar a professora. 
       Durante minha procura, encontrei no site da revista Nova Escola um Guia de Flexibilização. Neste guia são discutidos e apresentados formas para adaptar as aulas, além de apresentar os tipos de deficiências mais "comuns" encontrados em sala de aula e maneiras de lidar com elas, tornando assim a aprendizagem destes alunos significativas. Penso ser válida a nossa leitura já que logo estaremos em sala de aula enfrentando estes e outros desafios em nossa prática docente.

Um comentário:

  1. A escola é um polo-referencia na educação.Me surpreende a disponibilidade e a boa vontade das pessoas envolvidas: Direção,alunos/as,professores/as e comunidade escolar.

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