quarta-feira, 2 de abril de 2014

Discutindo o Artigo

Potencialidades das TIC no ensino das Ciências Naturais - um estudo de caso

O primeiro artigo discutido pelo grupo titulado Potencialidades das TIC no ensino das Ciências Naturais - um estudo de caso foi retirado da Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias e trata sobre as inúmeras vantagens de se trabalhar com as tecnologias (diferentes tecnologias em conjunto) no ensino de ciências em sala de aula. A pesquisa desenvolvida por Tânia Martinho e Lúcia Pombo no período de janeiro à fevereiro de 2008 em Portugal foi publicada em 2009 pela revista e tanto o desenvolvimento quanto as análises e resultados obtidos revelaram-se bastante atrativos para nós, alunas de um curso de licenciatura. As autoras tinham como objetivo avaliar como as TIC podem incentivar o empenho, a motivação e o rigor com que os alunos desempenham as tarefas e trabalhos escolares utilizando como estratégias projeção de vídeos educativos, imagens em powerpoint, elaboração de trabalhos em powerpoint, pesquisas na internet, entrega das tarefas utilizando o email, realização de um documentário, criação de um blog da disciplina onde os melhores trabalhos seriam exibidos. Participaram 22 alunos do 7° ano de escolaridade e trabalharam com Dinâmica interna da Terra. Ao longo do desenvolvimento do trabalho foram aplicados 5 questionários em períodos diferentes que enriqueceram muito as análises e resultados. As conclusões que se teve da pesquisa foram positivas, os alunos demonstraram maior empenho na execução, os próprios constataram que o aprendizado foi mais incentivado e eles se viam motivados a aprender; os pontos negativos foram o acesso às tecnologias, que por vezes se mostrou limitado e as condições logísticas de execução de aulas diferenciadas.

Dia 05/04 o artigo foi apresentado na 2° reunião geral para todo o grupo do projeto.


Encontre aqui o artigo em PDF: http://reec.uvigo.es/REEC/spanish/REEC_older_es.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!