Com o intuito de contribuir com o meio ambiente e contribuir para a economia de água, o Subgrupo Ciências trabalhou com os alunos do 6º Ano, métodos para que os mesmos entendam quais são os números relacionados ao seu consumo mensal, que é sempre apresentado nas contas de água entregues em suas casas.
Cada alunos ficou responsável de trazer uma conta de água, deste ano ainda, para que fosse analisada, e desta maneira, cada aluno pode entender o que significa os m3 sempre visto como sendo a medida de grandeza referente aos gastos com água. Após a análise do consumo de cada integrante da família referente à conta analisada, cada aluno organizou um gráfico contendo o consumo médio desta família.
Como forma de introduzir o conteúdo e as explicações aos alunos, foi realizada a leitura de um pequeno texto referente à água existente no planeta:
(...)
O consumo de água se divide,
aproximadamente, da seguinte maneira: a água para a agricultura representa 69%,
a indústria consome 23% e o uso doméstico requer 8%. Todo esse uso, e forma
como ela é usada, implica na perda de qualidade das águas disponíveis. Cabe
dizer também que a indústria utiliza menos água, mas é quem contamina mais. Por
mais que o homem, imitando os processos naturais, tenha encontrado sistemas
para eliminar da água grande parte da sujeira que ele mesmo despeja (depuradoras),
as soluções técnicas nem sempre são satisfatórias. Na verdade, o que temos que
ter presente é que a água é um recurso muito necessário, mas limitado e, por
conseguinte, se impõe utilizá-la da maneira mais racional possível, controlando
a quantidade que usamos e o que nela despejamos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seu comentário é muito importante para nós!