sábado, 24 de outubro de 2015

6º Cine Ciências da Escola Dom Bosco

Ao darmos continuidade os projeto do Cine Ciências dentro do ambiente escolar, entramos em sua 6ª edição. Novamente com um grande número de alunos participantes, desta vez o filme trabalhado foi "Coach Carter - Treino para a Vida".

Sinopse:
"Richmond, Califórnia, 1999. O dono de uma loja de artigos esportivos, Ken Carter (Samuel L. Jackson), aceita ser o técnico de basquete de sua antiga escola, onde conseguiu recordes e que fica em uma área pobre da cidade. Para surpresa de muitos ele impõe um rígido regime, em que os alunos que queriam participar do time tinham de assinar um contrato que incluía um comportamento respeitoso, modo adequado de se vestir e ter boas notas em todas as matérias. A resistência inicial dos jovens acaba e o time sob o comando de Carter vai se tornando imbatível. Quando o comportamento do time fica muito abaixo do desejável Carter descobre que muitos dos seus jogadores estão tendo um desempenho muito fraco nas salas de aula. Assim Carter toma uma atitude que espanta o time, o colégio e a comunidade."
 
É bom ver que ao passar dos encontros do Cine Ciências, vemos cada vez mais alunos querendo participar e interagir dentro deste projeto, o que nos motiva e contribui ainda mais para darmos continuidade em todo o trabalho que está sendo desenvolvido.




quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Atividade sobre Consumo de Água

Com o intuito de contribuir com o meio ambiente e contribuir para a economia de água, o Subgrupo Ciências trabalhou com os alunos do 6º Ano, métodos para que os mesmos entendam quais são os números relacionados ao seu consumo mensal, que é sempre apresentado nas contas de água entregues em suas casas.

Cada alunos ficou responsável de trazer uma conta de água, deste ano ainda, para que fosse analisada, e desta maneira, cada aluno pode entender o que significa os m3 sempre visto como sendo a medida de grandeza referente aos gastos com água. Após a análise do consumo de cada integrante da família referente à conta analisada, cada aluno organizou um gráfico contendo o consumo médio desta família.

Como forma de introduzir o conteúdo e as explicações aos alunos, foi realizada a leitura de um pequeno texto referente à água existente no planeta:

(...) 
O consumo de água se divide, aproximadamente, da seguinte maneira: a água para a agricultura representa 69%, a indústria consome 23% e o uso doméstico requer 8%. Todo esse uso, e forma como ela é usada, implica na perda de qualidade das águas disponíveis. Cabe dizer também que a indústria utiliza menos água, mas é quem contamina mais. Por mais que o homem, imitando os processos naturais, tenha encontrado sistemas para eliminar da água grande parte da sujeira que ele mesmo despeja (depuradoras), as soluções técnicas nem sempre são satisfatórias. Na verdade, o que temos que ter presente é que a água é um recurso muito necessário, mas limitado e, por conseguinte, se impõe utilizá-la da maneira mais racional possível, controlando a quantidade que usamos e o que nela despejamos.




Atividade Prática sobre Fungos

Ao adentrar no conteúdo sobre o Reino Fungi com o 7º Ano, a professora Cristiane juntamente com o subgrupo Ciências ajudou os alunos da turma 72 a realizarem uma revisão prática sobre o conteúdo, mostrando aos alunos os possíveis fungos que podem ser vistos diariamente.

Os fungos são popularmente conhecidos por bolores, mofos, fermentos, levedos, orelhas-de-pau, trufas e cogumelos-de-chapéu (champignon). É um grupo bastante numeroso, formado por cerca de 200.000 espécies espalhadas por praticamente qualquer tipo de ambiente.





Os Fungos e sua Importância

Ecológica

Os fungos apresentam grande variedade de modos de vida. Podem viver como saprófagos, quando obtêm seus alimentos decompondo organismos mortos; como parasitas, quando se alimentam de substâncias que retiram dos organismos vivos nos quais se instalam, prejudicando-o ou podendo estabelecer associações mutualísticas com outros organismos, em que ambos se beneficiam. Além desses modos mais comuns de vida, existem alguns grupos de fungos considerados predadores que capturam pequenos animais e deles se alimentam.



Econômica

Muito fungos são aeróbios, isto é, realizam a respiração, mas alguns são anaeróbios e realizam a fermentação. Destes últimos, alguns são utilizados no processo de fabricação de bebidas alcoólicas, como a cerveja e o vinho, e no processo de preparação do pão. Nesses processos, o fungo utilizado pertence à espécie Saccharomyces cerevisiae, capaz de transformar o açucar em álcool etílico e CO2 (fermentação alcoólica), na ausência de O2. Na presença de O2 realizam a respiração. Eles são, por isso, chamados de anaeróbios facultativos. 

Doenças Causadas por Fungos

As micoses que aparecem comumente nos homens são doenças provocadas por fungos. As mais comuns ocorrem na pele, podendo-se manifestar em qualquer parte da superfície do corpo. São comuns as micoses do couro cabeludo e da barba (ptiríase), das unhas e as que causam as frieiras (pé-de-atleta).





sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Visita da coordenadora Fabiane

Na reunião dessa sexta contamos com a presença da coordenadora do nosso subgrupo Fabiane. Ela veio nos visitar para ver como estava indo a organização das nossas atividades, a interação da bolsista Carla que entrou recentemente, falar sobre um caso de racismo ocorrido na Universidade. Foram feitas propostas para a próxima reunião geral: confecção de novas camisetas do subprojeto,conversa sobre as atividades realizada pelos demais subgrupos, organização de uma amostra do PIBID. A tarde,mesmo estando bastante chuvosa, rendeu bastante risadas e um bom planejamento. Também foi acordado a nova data do Cine Ciências que ficou para o dia 24/10, já que amanha estará chovendo e os alunos podem não comparecer. 


quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Pintura e Disponibilidade de Lixeiras Decoradas para a Escola

Ainda trabalhando nas atividades sobre o Meio Ambiente, utilizando latas velhas reutilizáveis, estão sendo disponibilizadas novas lixeiras pintadas para as salas de aula.


Para aproveitar as tintas adquiridas, uma das lixeiras antigas da escola que não estava sendo usada à um bom tempo, foi toda restaurada para poder ser reutilizada pelo entorno escolar. Para poder contribuir com o meio ambiente e incentivar os alunos a reciclarem todos os resíduos, cada uma das divisões da lixeira foram predeterminadas para os diferentes tipos de lixos (metal, papel/papelão, plástico e orgânico).