segunda-feira, 7 de abril de 2014

Portfólio Reflexivo


          Um dos instrumentos que vamos utilizar para o registro e reflexões das nossas ações/vivências do subprojeto Ciências da Natureza será o PORTFÓLIO REFLEXIVO, produzido individualmente ao longo de todo o ano. O portfólio se constitui de um conjunto de trabalhos que procuram evidenciar a natureza reflexiva, colaborativa e interpessoal dos processos de construção do conhecimento. Possibilitam uma atitude reflexiva constante e a (re)construção do continuada dos próprios conhecimentos e experiências pedagógicas, permitindo mostrar as realizações em processo, trazendo exemplos de trabalhos realizados e reflexões sobre os avanços, limitações, avaliações, retomadas e investimentos em projetos educacionais.

Portfolio Bolsista ID  Maiara




Portfolio Bolsista ID Anelise

 O que deve ser registrado no portfólio?

          Todas as idas à escola, à universidade ou à outra instância, destacando todas as vivências como bolsista no subprojeto (atividades, planejamentos, participações em reuniões, participação em eventos, práticas desenvolvidas na escola, leituras, dificuldades, obstáculos, aprendizagens, aspectos a melhorar...), com reflexões e posicionamentos críticos sobre as mesmas, buscando significados que tais experiências estão tendo na sua formação inicial ou continuada na área de Ciências da Natureza.
  Qual é a importância dessa ferramenta de registro?
            O portfólio tem uma grande importância na aprendizagem e monitoramento do/a aluno/a, pois os registros apresentados serão como uma apresentação do/a aluno/a,do seu desenvolvimento, das suas habilidades, e claro também servirá como referência na avaliação do curso, nos métodos e abordagens empreendidas.
           Os objetivos da utilização do portfólio estão baseados na avaliação e o acompanhamento do/a aluno/a.
O uso do portfólio em educação constitui uma estratégia que procura atender à necessidade de aprofundar o conhecimento sobre a relação ensino e aprendizagem, assegurando aos alunos e professores uma compreensão maior do que foi ensinado e, desse modo, índices mais elevados de qualidade. E, no momento em que se procuram encontrar soluções para que a educação acompanhe as rápidas mudanças que ocorrem no mundo atual, parece razoável que a aprendizagem e a avaliação escolar realizada por meio de portfólio sejam pensadas e refletidas como alternativas possíveis.” (Vânia Maria de Oliveira Vieira-Universidade de Uberaba).




*Texto recebido na primeira reunião explicando de que forma devemos utilizar o portfólio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós!