É um programa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que tem por finalidade formentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.
Alguns dos objetivos do PIBID são:
- Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica
- Contribuir para a valorização do magistérios.
- Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.
São deveres dos Coordenadores de área:
-Responder pela coordenação do subprojeto de área perante a coordenação institucional.
-Elaborar, desenvolver e acompanhar as atividades previstas no subprojeto.
- Orientar a atuação dos bolsistas de iniciação à docência (ID) conjuntamente com os supervisores das escolas envolvidas.
- Informar ao coordenador institucional toda a substituição, inclusão, desistência ou alterações cadastrais de integrantes do subprojeto que coordena.
- Manter seus dados atualizados na Plataforma Lattes.
São deveres do Supervisor:
-Elaborar, desenvolver e acompanhar as atividades dos bolsistas ID.
- Controlar a frequência dos bolsista ID na escola, repassando essas informações ao coordenador de área.
-Participar de seminários de iniciação à docência do PIBID promovidos pelo projeto do qual participa.
-Informar à comunidade escolar sobre as atividades do projeto.
-Compartilhar com a direção da escola e seus pares as boas práticas do PIBID nas perspectiva de buscar a excelência na formação de professores.
- Manter seus dados atualizados na Plataforma Freire, do MEC.
São deveres dos Bolsistas ID:
- Participar das atividades definidas pelo projeto.
-Dedicar-se, no período de vigência da bolsa a, no mínimo, 8 horas semanais às atividades do PIBID, sem prejuízo do cumprimento de seus compromissos regulares como discente.
- Elaborar portfólio ou instrumento equivalente de registro com a finalidade de sistematização das ações desenvolvidas durante sua participação no projeto.
-Apresentar formalmente os resultados parciais e finais de seu trabalho, divulgando-os nos seminários de iniciação à docência promovidos pela instituição.
ATENÇÃO:
É vedado ao bolsista de iniciação à docência assumir a rotina de atribuições dos docentes da escola ou atividades de suporte administrativo ou operacional.
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