Para iniciar, me baseio na letra de uma musica "Somos todos iguais" do Catedral que destaca que:
"...Somos todos iguais
Na mentira e na verdade
No amor e na maldade
Parte da humanidade sem saber
Que a resposta está dentro de nós."
Na mentira e na verdade
No amor e na maldade
Parte da humanidade sem saber
Que a resposta está dentro de nós."
O ambiente escolar deve ser um espaço acolhedor e que disponibilize qualidade no ensino para todos/as.Para isso,tornar este ambiente mais inclusivo e acolhedor é importante adotar diversas medidas para capacitar os professores/as e a comunidade escolar para lidar com as diversidades, como: reuniões para discutir as dificuldades encontradas, conversas com especialistas nas diversas áreas, oferecer material bibliográfico de apoio, promover encontros com os pais de crianças com deficiência ou professores/as que já tiveram esta experiência para dar depoimentos.
Os/As alunos/as da inclusão devem ter o mesmo acesso ao sistema educacional. O ato de incluir, não deve significar simplesmente matricular no ensino regular tais educandos/as, mas assegurar ao/a professor/a e à escola o suporte necessário à sua ação pedagógica. Para isso, toda a comunidade escolar deve estar preparada para receber esses estudantes, num processo de reformulação das práticas pedagógicas, com o intuito de combater ações discriminatórias.
Sabemos que encontramos diariamente os/as alunos/as de inclusão e para isso
podemos considerar que o movimento de inclusão observado dia dia não é suficiente para a demanda existente. É necessária uma reflexão ainda maior sobre o papel da escola inclusiva como representação no atendimento aos direitos do cidadão/a no contexto brasileiro atual, pois para incluir é preciso aceitar as diferenças individuais como uma qualidade e não como um obstáculo, valorizando esta diversidade humana pela sua importância para o enriquecimento de todas as pessoas envolvidas.
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